quarta-feira, maio 16, 2012

Desassossego

Trilha sonora sugerida: Sebastian Tellier - La Ritournelle (The Cinematic Orchestra LateNightTales)

Provavelmente são os meus trinta e poucos anos aliados ao meu cansaço de quase 14 horas de trabalho por dia, entre escritório e sala de aula. Talvez se junte a isso o meu abuso com conversas bestas e a minha atual e surpreendente intolerância ao álcool. Não sei. Parece mais uma das fases de transição, daquelas que aparecem depois de uma pequena ou grande epifania. Observo ainda mais, escuto, meço palavras, escolho pessoas. Devagar, com cuidado e sem tanta vontade assim de me aprofundar num primeiro olhar.

Domingo foi um dia em que tive ganas de passar todas as suas horas enrolada no edredom, ouvindo música, lendo. A mesma vontade me acometeu na segunda, na terça e hoje. Tentações de repetir os mesmos padrões, atender aos telefonemas dos moços ou responder com um sim aos seus pedidos para estarem comigo, em minha cama. Mais simples, umas horinhas para relaxar, dar risada, ter e dar carinho e depois, de volta à rotina. Sem o discurso do vazio, mas ainda assim, não quero a mesma forma, o mesmo molde, as mesmas atitudes.

Como ser complexo e levar uma vida simples? Chegou isso por sms e confesso que a minha vontade é de mandar a complexidade às favas e virar mulher fruta. Uma laranja cravo, ou bergamota, como o autor da pergunta uma vez me disse se chamar a iguaria na sua cidade. Acho feio esse nome: bergamota. Prefiro ser laranja cravo, mas nem ela é simples. Tem que tirar a casca, comer em gomos, tirar as sementes. É. Nem para ser mulher fruta tem simplicidade.

E esse texto é sobre o que? Não sei, você sabe? Talvez seja sobre esse emaranhado de pensamentos, de quereres, de desassossegos... talvez seja um texto de saudades também, por que não? De possibilidades não concretizadas e de desejos para mais adiante. Talvez não seja nada disso e eu só precise ficar um pouco sossegada. Como quando estou ouvindo uma música bonita, com os fones de ouvido, de olhos fechados, esquecendo do mundo ao redor. Como quando meu pensamento se volta para você. Talvez seja isso daí o meu sossego.