quinta-feira, abril 10, 2008

Há dias assim...

Hoje foi dia de ir à ginecologista nova e de ouvir muitas verdades inconvenientes. Explico. Há coisa de dois anos não voltava para um preventivo, o que, para quem tem histórico de câncer de mama e diabetes na família não é a melhor opção. Troquei de médica porque a antiga não atende ao meu plano novo e já saí de casa com medo do que eu iria ouvir. Primeira não, mas diria quarta coisa que me disse foi que eu estava muito acima do peso. Pensei comigo, e ela tem o que mesmo com isso? Mas eram oito da manhã, tenhamos piedade das pessoas que acordaram antes de nós e vão ter um dia difícil vendo doenças nas pererecas alheias - sentiram a minha pena?

É realmente uma coisa muito incômoda aquele exame. Você lá, tentando se concentrar em qualquer coisa menos que tem alguém xumbregando suas partes íntimas e a médica a te fazer perguntas e conversar amenidades. Tudo aparentemente normal, aí de volta à mesa de atendimento e não a outra de exames, mais aliviada... muitas folhas com exames, hemograma, diabetes, mamografia, citologia, tudo quanto é "ia" como terminação médica. Eu, encolhendo na cadeira e ficando azul. Ela, delicada - eu gostei dela, de verdade - viu meu desconforto e explicou o porque de tudo aquilo. É que tenho vinte e oito anos e preciso me cuidar. Não há nada aparentemente errado afora o meu excesso de peso gritante. Ela é obstetra também, então quando atende uma paciente já a imagina gestante e, no meu caso, não deve ter sido uma (pre)visão saudável. Há um mês achei que poderia estar grávida e isso me apavorou. Fiquei surpresa em perceber que era muito mais pelo aspecto do corpo - porque engordaria ainda mais e adeus coluna - que pelas outras dificuldades. Jurei para mim mesma que se não estivesse iria cuidar disso, me prepararia melhor. Responsabilidade, meu povo.

Hoje me dei conta que desde que casei engordei 25 quilos. Em quatro anos. Não tinha sentido o impacto disso até me pesar naquele consultório. Não tinha entendido a gravidade disso até a médica listar os exames e cuidados que devo ter. Eu, que sempre fui saudável, que não pego nem gripe. Aí saí de lá aos prantos, não pela parte estética, entendam. Nunca me senti - senti e não fui, vejam bem o verbo - tão bonita e nunca fui tão amada - verbo ser, dessa vez - em toda a minha vida. É outra coisa. É coluna com hérnia de disco, é pressão alta, é diabetes, é uma ruma de coisa que não deveria estar na minha vida e que hoje entendi que pode haver essa possibilidade.

OK. Tudo faz parte de um outro processo. O de ter sim uma tripla jornada quando chego em casa. O de estar infeliz no emprego que paga bem mas me desgasta ao limite do suportável. O de assumir responsabilidades que não deveriam ser minhas, ou pelo menos não só minhas. O de querer ter um pouco de prazer nas coisas gostosas que enchem meu prato ou de simplesmente não ter que obedecer a regras nos meus momentos de folga. O marido leu todas essas angústias pelo MSN - eu não tinha como falar sem chorar mais - e agora temos um pacto. Não de cobranças, nem de controle mas de nos ajudar. Eu preciso cuidar da saúde sim e isso há tempos não é uma coisa de beleza. É necessidade.

Não quero entrar na paranóia, virar rata de academia, fazer cirurgia, tomar produtos emagrecedores, shakes, comprimidos, comer só folha e beber água. Não é nada disso. Não vai ser a qualquer custo. Eu preciso de prazer na minha vida e isso inclui também um bom brigadeiro de panela de vez em quando e tomar uma cerveja gelada quando eu bem entender. Hei de encontrar um equilíbrio. E esse post foi um desabafo tão grande que eu já estou mais leve, pelo menos de consciência.
Comentários:
Que bom que você desabafou. Faz bem!
E se cuida sim, sem paranóia, é verdade, mas cuidar de nós mesmos é muito prazeroso!!

Beijos!!
 
oi Van!
Percebi sim o tom de desabafo no seu relato.. e também (pelo que senti) a vontade de cuidar de si, em todos os aspectos, mente e corpo... enfim.. da saúde pra se viver bem.. e não para ser escrava de um "padrão estético".
Te lendo..lembrei que há 1 ano não vou ao ginecologista.. que passo o dia fora de casa.. comendo mal e tranqueiras sem fim, renovando a gastrpite e dando força as enxaquecas! enfim... temos que repensar e cuidar mais da gente.. ganhar força! Pra poder estar muito tempo por aqui... nas conversas, nas brincadeiras, na diversão e nos abraços...
beijos lindona! bons resultados em teus exames! ;)
 
Vanessa - experimenta esse blog aqui da Fran, minha amiga, que tb tá na luta com a balança: http://flexoesereflexoes.blogspot.com/
bjs
Silvia
 
Van,
Eu estou contigo. A gente precisa se cuidar, principalmente pra não pegar essas doenças: hipertensão, diabetes...
Mas, na verdade, eu mesma passo por momentos de angústia como essa pelo menos uma vez por semana, sem ir pra médica, e me acabo de chorar. E eu não me acho linda, nem a pessoa mais amada do mundo. Pelo contrário, deixo de fazer muita coisa que eu queria fazer porque estou gorda e acho que ninguém me paquera porque estou gorda. Nunca consigo me imaginar gorda e sofro todas as vezes que me olho no espelho. Sofro mesmo, de ter asco de mim mesma. Não foi casamento, foram cinco anos de expansão e, agora, mesmo com um certo equilíbrio, não consigo emagrecer. Falta força na minha vontade. Isso aqui também é um desabafo. Mas hoje de noite vou tomar minha cerveja do final de semana tranqüila (não faço questão de brigadeiro, só quero mesmo minha cervejinha uma vez por semana) porque caminhei quatro dias essa semana. O negócio, Van, é andar, andar, andar loucamente pela cidade. E se entupir de maça, muita maça.
Mas, antes disso, é preciso desvendar porque chegamos aonde chegamos. Eu mesma sei, sei a razão porque eu deixei e ainda deixo cada um dos quilos extras que habotam em mim. E eu quis durante muito tempo, mas, agora, eu não quero mais.
A gente vai conseguir, Van. Eu tenho fé em nós.
Beijo grande!
 
Ah, esqueci, aproveita que tu tem alguém do teu lado. O que mais faz falta na nossa tentativa de emagrecimento é uma pessoa que compreenda. Que não cobre, que ajude. Que não pastore quando a gente está bebendo, comendo brigadeiro ou exagerando no baião-de-dois, mas que no dia seguinte pegue na sua mão e diga: "Vamos passear na Beira-Mar, vamos".
Ai, Van, que vontade de chorar todos os meus quilos extras. Eu tenho tanta vontade de falar disso, mas já enchi tanto o saco de todo mundo, que preferi calar. Só falo quando não estou mais aguentando.
Tou aproveitando teu blog pra desabafar. ;)
Beijo de novo!
 
nossa, olha quem eu achei aqui, que coisa boa :)
precisa se cuidar muito sim moça, saúde é importante demais. eu tambem estou buscando equilibrio porque pretendo engravidar em 3 anos, mas preciso preparar o corpo já desde agora.
e nossa, você casou? eu caso este ano :)
beijocas
taty
(que era do cafeparis e nao eh mais)
 
Van, essa também tem sido minha angústia... tenho que cuidar do corpo e fazer exercícios...
Esse sedentarismo tá me matanod e n~´ao consigo começar...
Fico me senitndo um et na academia. Todo mundo olhanod pra patinha que não tem coordenação motora...
ai, ai...
 
Analéa, pois é, a gente come tranqueira demais pelos cantos, não se cuida e eu, que sou filha de enfermeira, não deveria ser assim tão desleixada. Não deixemos que a rotina nos leve. Bora criar alternativas, bora?

Silvia, fui lá ler a moça. Acho que tá todo mundo meio assim, né? No entanto, não quero transformar meu blog num diário de emagrecimento, acho que esse não é o ponto. Isso é um sintoma de que as coisas andam meio de cabaça para baixo então o foco sou eu e não apenas a gordura no meu corpo. Isso é o que eu tenho que assimilar. Mas obrigada pela dica, é bom sentir as pessoas com força de vontade para quebrar as suas barreiras, né?

Criscalinda, é muito duro escrever essas coisas, sentir tudo isso, comprar roupas de tamanho maior, se sentir desconfortável num corpo que não é seu... eu imagino uma roupa e quando usao, sobram duas de mim nela. Não sou mais como antes, de corpo, e não entendo. Sei demais do que você está falando. E tu, meu Deus, essa coisa linda da vida inteira. Bora, eu também tenho fé :)

Taty, pois é, o tempo passa, o tempo via :) Casei sim e tou morando em Fortaleza agora. Que bom reencontrá-la, bora se perder mais não!
 
Oi Vanessa! Desabafar faz bem, sempre! E como vc mesma disse, de nada adianta, de uma hora para outra, entar em neura e virar uma doida que só pensa em academia/regime e coisas do gênero.... é preciso buscar equilíbrio! Comer bem não significa necessariamente comer mato! Os pequenos prazeres devem ser controlados, mas não extintos... a atividade física deve ser algo que te dê prazer, e não uma obrigação!
(digo isso pq estou passando por uma fase assim... engordei quase 10quilos na faculdade e estou procurando o equilíbrio para perder pelo menos metade disso).
Boa sorte!
 
Van... Ja te disse uma arruma de vez...
Tu é linda que só... Vai ser linda assim na casa do "MIS"... rsrsrs
Mas cuide-se...
Mente Sam, corpo Sam... beijos
 
Cabe mais uma no time dos desabafos? Mas nem vai ser agora, Van, melhor numa cervejada (com moderação). E eu acho é bom que você decida se cuidar. Agora, meu bem, passar dois anos sem ir ao ginecologista depois de casar e tendo predisposição ao diabetes, fofa?! Merece é peia!
Ah! Ia esqucendo: Viva o ladrããão!
 
É como diz o markinhos, mente e corpo... bom, eu tô na mesma levada, Van. O que nos faz esquecer de uma das partes? Eu tô atrás desse equilíbrio aí que você diz, vamos encontrar, menina, vamos sim... Tem que ter um jeito. Vou na Dra. Lucíola esta semana. Achou o endócrino [nao esquece de me indicar]. :)
 
se vc já se sente bonita e amada, mais da metade do caminho já foi, né?
agora é só a reeducação alimentar, q leva tempo, mas deixa a gente bem mais saudável e mais feliz. Leva tempo... mas quem é que tem pressa?

um beijo!
 
van, vai ficar tudo bem, tu vai ver. a gente se distrai da gente, mas depois se concentra de novo e segue.
eu é que tô toda complicada com isso de emagrecimentos.
tinha perdido 9kg, sem fazer dieta, nem nada, só vivendo na paz do senhor =)
aí, tive todos aqueles problemas lá e a médica disse que tenho que emagrecer mais e parari, parará.
passa dienta e eu consigo fazer?
nan.
consigo continuar emagrecendo?
nan.
consigo estar em paz, se não com o senhor, pelo menos comigomesma?
rá.
e hoje, cinderela ainda vai lá na agência e tira onda da minha gordurice
é difícil, minha nêga.
mas, a gente consegue!
=D
mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.
aff.
um desafio, né?
três.
te amo muito demais.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial