domingo, agosto 10, 2008

Dos filmes que assisto

Nunca vi um documentário tão poderoso e comovente como Nascidos em Bordéis. Indicado a mim por um colega de trabalho, fiquei umas duas semanas com a cópia emprestada na bolsa. A correria e o cansaço de meus fins de dia não me permitiam ligar o DVD e assisti-lo com cuidado. Que bom ter parado nesse sábado.

A história parece simples e bem parecida com a de tantas outras pessoas que decidem se envolver não apenas profissional mas pessoalmente com o seu trabalho. A fotógrafa americana Zana Briski vai à Índia e decide fotografar a vida das prostitutas de lá. Para que seu plano de ser apenas uma observadora dê certo, ela se muda para o bairro vermelho, o bairro dos bordéis em Calcutá, Índia. Dessa forma, ela veria a verdade do dia-a-dia dessas mulheres sem que elas se escondessem da câmera. Foi então que aconteceu. Pmpossível não notar as crianças, as diversas crianças filhos dessas meretrizes que moram ali naquele ambiente. O foco da história muda aí. Zana muda aí. Fazendo amizade com os pequenos, a fotógrafa acaba por realizar essa belíssima obra de arte do cinema-documentário.

Zana começa a dar aulas de fotografia a essas crianças e as presenteia com câmeras fotográficas simples, daquelas com filme. Só que aí eles recebem muito mais do que um aparelho fotográfico, ganham voz e esperança por meio das câmeras. No documentário, somos levados a enxergar o mundo pelos seus olhos e partilhar da suas vidas. Entre as aulas e saídas fotográficas, Zana também tenta arrumar um meio de melhorar as condições de vida dessas crianças. Nem sempre consegue. Aqui percebemos que a relação da fotógrafa com as crianças vai muito além do âmbito do filme. Não há espaço para o engajamento de mentirinha. Ela quer mudar aquilo e em vários momentos luta consigo mesma porque entende que nem tudo depende dela. Alguém aí deve um dèja vu? Eu, tive vários.

As fotografias que essas crianças produzem são da mais pura poesia e verdade. São as suas cores, sua cultura, sua vontade de liberdade, ali em folhas de contato. Não há como não se encantar com suas falas absolutamente sinceras, sua inocência ao tocar no mar pela primeira vez, sua vontade de voar, de sonhar, mesmo em meio a tanta sujeira, violência e falta de perspectiva. Fiquei pequena diante delas, tão pequenas com minhas reclamações diárias e minhas frustrações materiais. Assistam e depois me digam o que sentem. É um presente poder ver um pouco através da janela dos olhos deles.

Comentários:
foi pra minha listinha, já.
 
Vou catar na net hj mesmo! Valeu a dica;)
 
Às vezes esqueço como a gente se conheceu... Aí cheguei aqui sem querer (de novo!). Pensei em mandar um email falando o quanto gosto do que você escreve, mas aí pensei que o melhor lugar seria aqui né? Ê saudades que nunca acabam! Bjo sua pernambucana linda (e rica agora!).
 
Menina,
Como fazia tempo que eu não tinha tempo de parar por aqui.
Vou botar esse filme na minha lista também. ;)

Beijo!
 
E eu acho onde, moça? Grandes locadoras?
 
eita quero ver! me empresta? rsrsrsr

sobre o ney.. vamos vamos e vamos! beijos
 
vou catar tb...
Vai pro Nando Reis? Niver da Vi vai ser lá, vc viu, né?
Beijocas!
 
Van, já tinha visto uma chamada num canal da net, mas não consigo me agendar pra ver as coisas e perdi...
Quero ver, certeza!
 
o que é a lembrança,não!
 
eita, quero ver...nunca mais passei por aqui... beijo!
 
conheço o amigo que te indicou, vimos juntos na aula de fotografia. lindo, lindo, lindo. antes da aula de foto, eu tb já tinha visto, num domingo com pipoca deitada na minha cama.

bjs van, vim aqui dizer que te gosto mt!
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial